domingo, 24 de abril de 2022

A Verdade sobre o tablet Ployer Momo7w e outros tablets baratos

 

Bom, eu estavava de bobeira pesquisando sobre o processador Intel Atom mais potente disponível no mercado, até que me deparo com este site, e numa parte do texto, ele cita meu vídeo onde eu testo algumas distros Linux no tablet momo7w, e detalhe, apenas testei em live cd, não cheguei a instalar de fato, e o desempenho era horrível, provavelmente pela velocidade de leitura da USB do tablet. o que mais me chamou a atenção foram os comentários, os caras literalmente amaldiçoaram o pobre tablet, dizendo que era objeto de tortura para crianças e idosos, etc. Eu li isso e dei muita risada, pois eles não estão errados, o tablet é lento, sendo seu principal gargalo o armazenamento dele, que é de apenas 16 GB, e quando fica cheio, ele fica inoperante, por causa disso eu usei alguns comandos de comprimir o próprio sistema operacional (como o recurso CompactOS) e um outro comando de excluir o arquivo de hibernação, assim libera cerca de 2 GB de memoria interna, não causando maiores danos quando o sistema atualiza ou coisas do tipo. Este tablet em específico, quando tem uma boa memoria livre, é até usável, para ler notícias, ou ver videos no youtube em qualidade de 480p (acima disso ele trava), e inclusive, dá até pra jogar Minecraft Windows Edition, lembrando claro, que pode crashar a qualquer momento. Eu antes tinha a Steam instalada nesse tablet, e rodava alguns jogos como Fallout New Vegas e GTA San Andreas, sendo o primeiro rodando lento, e o segundo rodando decentemente. Ele não é um tablet pra jogos pesados, ou pra AutoCad, etc, ele serve apenas para ler notícias, ver redes sociais, e um Minecraft de vez em quando (pois poucos jogos para windows tem suporte a touchscreen).
    O cara que escreveu nesse site que citei, provavelmente é Europeu, e lá eles são mais ricos que nós Latinos, e eles tem recursos para comprar produtos melhores, como um Surface da Microsoft por exemplo, e este tablet por exemplo, por mais lixo que seja, ele é um produto barato e acessível para consumidores de países emergentes, pois onde que vamos encontar um "surface de pobre" por 55 dolares? (cerca de 300 reais). Enfim, fico lisonjeado por ter meu vídeo citado, e achei hilário os comentários detonando o tablet, pois os comentários estão certos sobre esses produtos muito baratos.
    Outro tablet que eu tive, o Glavey W102c (Review dele aqui), tinha desempenho melhor, mas pra achar drivers pra ele era uma tristeza, pois inventei de formata-lo, e o touchscreen foi pro caralho, tendo que usar um teclado e mouse sem fio se eu quisesse operar ele, daí mexi na bios dele, tentando achar uma maneira de calibrar o touch, e brickei o aparelho, ou seja, foram cerca de 120 dólares (575,87 Reais na cotação de hoje) na lata do lixo, mas enfim, próxima vez vou ver se compro de uma marca de mais qualidade, como Teclast, Chuwi, etc.