quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Nesse mar de religiões, qual a correta?

 


Bom, nasci em família católica, me tornei evangélico por um tempo, e hoje sou agnóstico, quase ateu, e neste texto mostrarei alguns argumentos que mostram quem que está certo ou não.

Cristianismo

O que eu mais vejo aí é cristão de vertente XYZ dizendo ser o único, autêntico e verdadeiro cristianismo, que a Igreja Católica é opressora e satanista e que somente os membros daquela minúscula vertente vão ser salvos e o resto vai pro inferno. Vamos fazer um exercício de Lógica, por mais que cristão bitolado não se dê bem com ela:

O Cristianismo surge como uma vertente do judaísmo, iniciada por Jesus, ou Yeshua, tanto faz, Jesus é apenas um nome aportuguesado do nome Yeshua do hebraico, e esse movimento se espalha por todo Império Romano, o que o torna como Religião de Estado depois. O primeiro papa é Pedro, pois ele é a Pedra que Jesus edifica a Igreja dele, no caso a Igreja Católica, já que Católico vem do grego e significa geral, universal, ou seja, é uma igreja abrangente, universal (no sentido de ser de toda humanidade, e não o nome daquela seita ridícula do Edir Macedo). Então, pela lógica, o Catolicismo Romano é o Cristianismo Raiz, Original, e as outras vertentes são frutos de cismas e heresias, como o Luteranismo, o Anglicanismo, o Cristianismo Ortodoxo (essas três com origem cismática), como também os Adventistas, Pentecostais, Neopentecostais, Mórmons, Testemunhas de Jeová (essas cinco com origens heréticas ou extra-bíblicas). Então se for usar a lógica, sem essas falácias de "Imagem de Escultura", o catolicismo é a única vertente cristã original, raiz, sem tirar nem por, que como explica no Catecismo da Igreja Católica parágrafos 1159-1162, que diz o seguinte: 

1159.A imagem sacra, o ícone litúrgico, representa principalmente Cristo. Ela não pode representar o Deus invisível e incompreensível; é a encarnação do Filho de Deus que inaugurou uma nova "economia" das imagens: Antigamente Deus, que não tem nem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem. Mas agora que se mostrou na carne e viveu com os homens posso fazer uma imagem daquilo que vi de Deus. (...) Com o rosto descoberto, contemplamos a glória do Senhor.

1160.A iconografia cristã transcreve pela imagem a mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite pela palavra. Imagem e palavra iluminam-se mutuamente: Para proferir sucintamente nossa profissão de fé, conservamos todas as tradições da Igreja, escritas ou não-escritas, que nos têm sido transmitidas sem alteração. Uma delas é a representação pictórica das imagens, que concorda com a pregação da história evangélica, crendo que, de verdade e não na aparência, o Verbo de Deus se fez homem, o que é também útil e proveitoso, pois as coisas que se iluminam mutuamente têm sem dúvida um significado recíproco.

1161.Todos os sinais da celebração litúrgica são relativos a Cristo: são-no também as imagens sacras da santa mãe de Deus e dos santos. Significam o Cristo que é glorificado neles. Manifestam "a nuvem de testemunhas" (Hb 12,1) que continuam a participar da salvação do mundo e às quais estamos unidos, sobretudo na celebração sacramental. Por meio de seus ícones, revela-se à nossa fé o homem criado "à imagem de Deus" e transfigurado "à sua semelhança", assim como os anjos, também recapitulados em Cristo: Na trilha da doutrina divinamente inspirada de nossos santos Padres e da tradição da Igreja católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita nela, definimos com toda certeza e acerto que as veneráveis e santas imagens, bem como as representações da cruz preciosa e vivificante, sejam elas pintadas, de mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada, devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre os utensílios e as vestes sacras, sobre paredes e em quadros, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos.

1162."A beleza e a cor das imagens estimulam minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus." A contemplação dos ícones santos, associada à meditação da Palavra de Deus e ao canto dos hinos litúrgicos, entra na harmonia dos sinais da celebração para que o mistério celebrado se grave na memória do coração e se exprima em seguida na vida nova dos fiéis.

Resumindo, Católicos não tem ídolos, e sim ícones, e o evangélico pentecostal, seja por teimosia ou por burrice, não sabe distinguir os dois, e atribui à figura de santos católicos a seres demoníacos, motivados por um sentimento anticatólico e também preconceito por religiões de matriz africana, ou seja, neste caso, quem acredita que uma estátua de gesso tem poder é o evangélico, e não o católico praticante que conhece a doutrina e os dogmas de sua religião, e neste caso, quem é o idólatra indireto é o evangélico pentecostal, pois ele acredita em poder de estátuas, que não existe obviamente.

De todas as vertentes cristãs, como expliquei antes, o catolicismo é o autêntico e original cristianismo, e todas as outras vertentes são versões distorcidas e adulteradas, pois o pentecostalismo tem forte influência pagã africana, o adventismo tem forte influência judaizante, os mórmons é uma das vertentes mais bizarras que tem, os testemunhas de jeová é uma seita perigosa, pois mexe com a saúde das pessoas as proibindo de fazer transfusões de sangue, além de seitas radicais nos Estados Unidos que proíbe o pessoal ter acesso à tecnologia, torturam crianças, mulheres, etc.

Outras Religiões

Agora no campo de outras Religiões, se eu ver pela ótica Naturalista, nenhuma está correta, nem mesmo o cristianismo, mas se for olhar pelo ponto de vista histórico, tradicional, cultural, cada religião, seja ela o budismo, o hinduísmo, o xintoísmo, o judaísmo, o zoroastrismo, o islamismo, elas estarão corretas de acordo com suas tradições originais, pois uma seita islâmica que surgiu recentemente, obviamente não é o islã autêntico, sendo o mais correto a vertente islâmica original, mesmo falo do judaísmo, e outras religiões.

Espiritismo

Que me perdoem os Espíritas, que apesar de todas as vertentes religiosas, ser uma das religiões mais racionais, ela é uma amálgama de religiões como o Cristianismo, Hinduísmo e os escritos da Madame Blavatsky, que criou toda a base do que conhecemos hoje como "Espiritismo", que em si não é cristão, pois se contradiz com a própria Bíblia, e apenas possui elementos cristãos para ser mais palatável para os fiéis ocidentais. E do Espiritismo surgiu religiões como a Umbanda e a Quimbanda, que estes tem forte influência pagã africana, apenas usando Jesus Cristo como um sincretismo de um dos deuses do panteão deles, como por exemplo, Oxalá.

Deísmo

O Deísmo é mais uma filosofia de vida do que uma religião, pois eles creem num Deus Criador impessoal que fez o Universo e se afastou para observar a criação, nada tendo a ver com o Deus Judaico-Cristão, é tipo um ateísmo para os dogmas e religiões reveladas, mas um teísmo para uma espécie de um Deus Criador do Universo. O Deísmo não tem ritos, nem orações, dogmas, etc, é apenas alguém que crê que o Universo teve um Criador e este mesmo Criador se afastou e observa os seres sapientes se desenvolvendo, seja criando reinos, impérios e civilizações por todo o Universo. De todas as vertentes, é uma das mais racionais, apesar de a ideia do Criacionismo ser ilógica.

Conclusão

Como disse antes, se eu olhar pela ótica do Naturalismo Científico, nenhuma religião está correta, pois nenhuma tem embasamento científico e todas foram criadas artificialmente, não existindo uma revelação de fato, e sim são apenas obras humanas, mas como expliquei antes, no sentido histórico-tradicional, somente as religiões fundadoras, ou as religiões originais são as corretas, sendo o resto fruto de dissidência ideológica ou brigas internas.