domingo, 7 de agosto de 2022

Satanismo: O que eu penso

 

Satanás, assim como Jesus, é uma figura muito conhecida, e possui diversos arquétipos, desde a forma mais infantil de Satã, o famoso Bicho Papão que assusta as criancinhas, até a forma oficial, uma entidade humanoide com pele vermelha, chifres, adaptada às condições extremas do centro da Terra ou Inferno, de personalidade cruel e sádica (tipo o Coringa, mas sem a parte do humor), e que antagoniza com Javé e Jesus Cristo sobre o controle das almas vivas do Universo.

História de Satanás

Satanás surge pela primeira vez na História humana como uma criatura maléfica no Zoroastrismo, religião da civilização Persa, seu nome era Arimã, e era descrito como um ser humanoide com cabeça de leão e cercado de serpentes, e que posteriormente foi copiado pelos hebreus no exílio babilônico e foi dado o nome de Satan, que significa, Opositor. Lúcifer e Satan nem sempre foram a mesma entidade, e na realidade nem é, pois um é uma deidade romana e outro hebraica, porém, começou essa confusão pois Lúcifer era o nome que os romanos davam para o planeta Vênus, ou a Estrela da Manhã, e devido a sua órbita, ora "subia" aos céus pelo amanhecer e "caia" dos céus ao entardecer, e em uma das passagens da Bíblia que um dos profetas amaldiçoava o rei da babilônia, ele usou essa metáfora da estrela da manhã, dizendo que este rei cairia, e séculos depois se fez a confusão de que Lúcifer era o Anjo mais perfeito de Deus e que depois da Queda, virou Satanás. Durante a idade média, surge mais um nome, Diabo, que significa acusador, caluniador, e ele ganhou essa aparência que conhecemos hoje neste período, e juntamente surge o Lobisomem, o Vampiro, as Gárgulas, ou seja, tudo criaturas criadas para por medo nos cristãos e fazerem os mesmos serem obedientes à Igreja Cristã, igual os pais que usam a história do bicho papão ou velho do saco para fazer seus filhos serem obedientes.

Tipos de Satanismo

O Satanismo se divide em várias vertentes, sendo elas o Satanismo Teísta, o Luciferianismo e o Satanismo La Vey.

  • Satanismo Teísta: Essa vertente acredita em Satanás como uma Divindade, igual os Cristãos crêem em Javé como Deus Criador e Onipotente, e pra esta religião, Satanás e Deus é a mesma pessoa, pois partem do princípio de deuses criadores do Universo, Javé pra eles é apenas o deus dos cristãos, não tendo nada a ver com o deus Satanás que eles acreditam
  • Luciferianismo: Os luciferianistas acreditam na figura de Lúcifer, antigo deus romano da Luz e atual "anjo perfeito de Deus que se rebelou". Eles acreditam como dogma a liberdade individual e eles se inspiram muito na figura de Prometeu, que foi um deus grego que se rebela e ensina a tecnologia do fogo para os humanos. Lúcifer é um deus da humanidade para os luciferianos, nada tendo a ver com a figura do diabo vermelho e chifrudo que mora nas profundezas da Terra.
  • Satanismo La Vey: É um ateísmo anticristão na prática, pois não crê em deuses e divindades no geral, apenas crê em si mesmo e usa Satanás como um símbolo de resistência contra o cristianismo, e mesmo esta vertente tem variantes, como o Temple of Satan, que é uma vertente mais humanista e que rejeita a ideia da Lei do mais Forte, e que milita pela laicidade do Estado.
O que eu penso de tudo isso

Bom, eu não acredito nem no deus dos cristãos e nem no diabo, pois para mim, ambos são ferramentas usadas para controle social, pois por exemplo, um pastor evangélico usa a figura do diabo para botar medo nas "ovelhas cristãs" a fim de explora-las, e o satanista, sem querer, colabora para essa ferramenta de opressão e de alienação dos cristãos, pois no imaginário popular, Satanás é mau, então alguém que segue satanás só pode ser mau, além de ter religiões derivadas do espiritismo/paganismo que usam desse arquétipo satanista para fazer rituais sangrentos, seja de animais, ou nos casos mais extremos, de crianças, indo contra o que o Satanismo La Vey ensina, por exemplo, sobre não fazer mal à crianças pequenas, é tipo esses grupos jogando o jogo do cristianismo para fazer Satanás parecer tudo de ruim e Jesus parecer tudo de bom, e assim as igrejas ficam cada vez mais lotadas.

Eu acredito no Deus de Spinoza, que é basicamente a Natureza, o Universo, com suas leis naturais e físicas e cheio de vida, eu não acredito num velhinho barbudo que vigia se fulano está fornicando e que não está nem aí pras barbaridades que acontece em seu nome, como terrorismo por exemplo. Eu não acredito em Jesus como divindade, pois existem provas históricas consistentes que Jesus nunca existiu e que foi só um mito criado para apaziguar os judeus rebeldes do Império Romano, e não acredito em Satanás como divindade, pois se eu acreditar, eu tenho que acreditar em Javé também, e como esses deuses mitológicos não existem, Satanás pra mim é só um símbolo de resistência contra os abusos do cristianismo, não tendo nenhum significado religioso pra mim.