sexta-feira, 29 de abril de 2022

A verdade sobre a Obsolecência Programada (E falando mal do Notebook M11W Prime)

Notebook Multilaser 2 em 1 M11W Prime

Como um bom Nerd dos Computadores, eu adoro colecionar tablets e notebooks, dentre eles, o notebook 2 em 1 da Multilaser modelo M11W Prime, e eu me lembro que comprei ele na loja por puro impulso, por simplesmente ser viciado nestes dispositivos maravilhosos. Comprei ele parcelado, como todo brasileiro médio faz quando compra alguma coisa um pouco mais cara, e ele prometia 64 GB de armazenamento, 4GB de RAM e processador Pentium quad-core, mas pra minha surpresa, ele na verdade vem com 32 GB eMMC + 32 GB de cartão de memória, ou seja, era memória apenas pro sistema, tendo que instalar apps e baixar arquivos no cartão SD, e só isso já me deixou puto, mas segue o baile. O principal feature dele é o botão Netflix, que pra mim não serve pra nada, e ele também vira tablet, o que torna interessante pela tela touchscreen, mas ele em modo tablet é desconfortável e vc acaba pressionando sem querer alguma tecla do teclado dele (que na minha opinião, o teclado dele deveria ser removível, pois deixaria a pegada mais leve e confortável, e como no meu caso, o teclado deu pau na tecla Ctrl, o tornando inutilizável, se fosse removível, bastava comprar um teclado novo ou usar ele em modo tablet mesmo, que nem isso é possível pois o touch tbm foi pra banha). O notebook 2 em 1 não durou 1 ano, e recentemente até a bateria está avariada, pois quando chega aos 50% ele desliga sozinho. Resultado, só joguei dinheiro fora, e eu paguei 1800 reais na época.

    Tudo isso é a obsolecência programada, que com a onda dos ultrabooks, a tendência foi fazer notebooks mais leves e finos, e a construção dele impossibilitou de ter peças removíveis, pois o teclado desse produto de baixa (pra não dizer péssima) qualidade, é colado ao invés de encaixado ou parafusado, e você não acha esse teclado a parte a venda para fazer a substituição. É literalmente a Multilaser produzindo lixo para vender caro, e se estragar, compra um novo. Recentemente vi um anúncio do mesmo modelo de notebook, agora com 64 GB reais e com Windows 11 (criaram vergonha na cara de adicionar mais 32 GB de eMMC para ser possível a instalação do Windows 11) e sabe, a vontade de comprar a mesma porcaria é zero, eu só aceitaria se eu ganhasse de graça, pois como disse, adoro colecionar computadores, e se eu estou falando que é uma porcaria, é porque realmente é uma porcaria, pois pra PC sou bem pouco exigente, não fico falando mal do produto se ele não é um Intel Core I9 de ultima geração com 32 GB de RAM, 2 TB de SSD NVME e com GPU RTX 3090, até porque eu não tenho cacife pra ter um hardware pirocudo desse nível, pra mim rodando alguns games antigos e dando pra navegar sem problemas na internet, já ta bom, então, esse notebook em questão, até poderia ser produzido, mas que seja vendido por um preço justo, e por favor, nada de 32 GB de memória interna que isso não é espaço nem pras atualizações do Windows, se for fazer um produto, que seja minimamente usável. E sobre o preço do atual M11W Prime, no site da Multilaser, está custando em média de uns 1500 reais, um preço um pouco mais "justo", mas ainda acho que o preço ideal dele deveria ser uns 1200 reais pelo que ele oferece.

    Terminando de falar do notebook em si, e falando mais sobre a obsolecência programada, isso nada mais é que fruto do próprio capitalismo, pois para manter as vendas, as fabricantes apostam em produtos de pouca durabilidade para assim as pessoas estarem sempre comprando, e eles encherem mais o bolso de grana. Antigamente, os notebooks eram maiores, mas se podia trocar HD/SSD, memória RAM, e até processador, e eles duravam em média de cinco a dez anos, era como comprar uma geladeira, um carro, etc, mas hoje, um notebook como esses da Multilaser/Positivo, é como comprar meia, calçado, etc, que depois que estraga, tem que comprar outro, e isso vale para TVs também, como essas smarts, pois antigamente, uma TV de tubo durava, e ainda tem TVs dessas funcionando até hoje, agora, essas Smart TVs é uma casca de ovo, qualquer batidinha boba trinca a tela e daí tem que comprar uma nova, pois o próprio LCD ou tela OLED já é o preço da TV.

    Devemos lutar pelo direito de consertar nossos eletrônicos, sem essa de produtos frágeis e descartáveis, pelo bem do nosso bolso, e pelo bem do Planeta.