segunda-feira, 4 de julho de 2022

Minha concepção de Deus e minha espiritualidade

 


  Bom, pra quem não sabe, eu me considero um agnóstico fluído, ou seja, tem dias que eu sou totalmente cético e antiteísta e tem dias que eu sou mais aberto e receptivo a religiosidade, e hoje, no busão tive uma epifania sobre o que seria Deus, e vocês no final vão achar no mínimo interessante.

    Minha epifania começou imaginando o Universo, e a vida inteligente seria uma forma do Universo se conhecer a si mesmo, e cada indivíduo, seja humano ou um ser alienígena, carregaria uma fração dessa senciência universal. Resumindo, Deus, nesta concepção, não é o Criador do Universo, e sim foi criado junto com ele, Deus é nada mais nada menos que a conciência da vida inteligente no Universo, e teorizo que tudo que cada indivíduo aprende, não se perde, ficando esse conhecimento armazenado seja em livros, escritos, arquivos, que a pessoa deixa duranta a vida, passando de geração em geração.

    Tenho outra teoria também que o conectoma (estrutura e organização individual dos neurônios do cérebro) pode se repetir em outros indivíduos gerações depois, como uma espécie de reencarnação sem a parte mística, como uma forma que o Universo achou de reciclar as consciências para continuar se auto-conhecendo, ou seja, eu aqui que estou escrevendo, posso estar na minha primeira vida como posso estar na minha bilionésima vida, mas não me lembro de nada de minha vida passada pois eu não tenho acesso ao cérebro de meu último corpo, é tipo um computador que aproveita o processador de um outro computador antigo, mas que não tem acesso ao HD.

    Com isso, a pergunta dos ateus mais antiteístas que vejo é "Se Deus é Onipotente e Onisciente, por que ele não acaba com a fome e a maldade no mundo?", e eu respondo, "Deus não é um gênio da lâmpada mágica, não existe uma entidade chamada "Deus" como o The One Above All da Marvel, Deus é a consciência coletiva do Universo, e essa mesma consciência coletiva foi capaz de erguer impérios, reinos, colônias, países, e somente nós como consciência coletiva do Universo podemos mudar a realidade desse mundo cheio de sofrimento, pois quem causa essas injustiças somos nós mesmos, e somente nós podemos fazer desse planeta um lugar melhor."

    Resumindo, todos nós temos um pouco de Deus dentro da gente, algumas pessoas tem a consciência mais evoluida e pratica o bem pra toda criatura, outras pessoas são mais egoístas, menos racionais e praticam maldades, mas todos nós temos uma fagulha de Deus internamente, que é a consciência individual de cada um, e vamos supor, se a mitologia do apocalipse bíblico estiver certo (spoiler: não está) todas as almas irão para o paraíso, pois cada alma é um pedacinho de Deus, e Deus não iria se autoaniquilar no fogo do inferno, o que aconteceria seria cada alma (lê-se consciência individual) evoluir moralmente, tomar consciência que faz parte de algo maior (Deus e o Universo) e deixar de lado sua natureza mesquinha, egoísta e maldosa, e no Fim do Universo, todas as fagulhas de consciência se uniriam e daí sim surgiria a tal entidade chamado Deus como religiões como o Cristianismo, Judaísmo, Islã, imaginam, Mas enquanto não chega esse dia, que cada um de nós busquemos ser um pouco melhor a cada dia, até pra mudar a realidade triste de nosso mundo sofrido.