sábado, 30 de julho de 2022

Veganismo: O que eu penso

 

Teve uma época que eu quis ser vegano, mais para ver como que era e ter uma dieta mais saudável, e eu inclusive já troquei ideia com gente vegana, busquei entender a filosofia deles, e tudo mais. Mas por fim, nunca alcancei esse objeto de ser vegano, pois eu gosto de carne também, afinal, sou gaúcho, nasci na terra do churrasco, um gaúcho vegano é o mesmo que um mineiro que não gosta de queijo nem de café, e nesse meio tempo, eu andava muito deprimido, autoestima lá embaixo, tomava Paroxetina e não resolvia, e cheguei inclusive cogitar suicídio, até que eu passei pelo psiquiatra e ele mandou eu fazer uns exames de sangue, e o resultado: Deficiência de Vitamina B12.

Importância da Vitamina B12

Esta vitamina é produzida por bactérias no solo e é encontra somente em alimentos de origem animal (ovo, leite, carne, etc). Esta vitamina é importante para a construção da bainha de mielina, uma membrana que envolve os axônios, como isolante elétrico, no nosso cérebro, e a falta dessa vitamina causa desde depressão, passando por anemia e até Alzheimer na velhice, e em média, boa parte da população tem deficiência de b12 no organismo, por isso essa epidemia de casos de depressão, ansiedade, pânico, Alzheimer, etc.

A Causa Vegana

Eu acho muito nobre a causa vegana, no que diz respeito à proteção dos animais e do meio ambiente como um todo, só que muitos omitem, por ignorância, a importância desta vitamina pra saúde humana, pois muitos creem que apenas os vegetais tem todas as vitaminas que a gente precisa, o que é uma informação incorreta, pois a B12 é exclusivamente de origem animal e é uma vitamina essencial para o corpo humano e o bom funcionamento do cérebro. Eu percebo que a causa vegana é muito mais emocional do que racional, pois muitos viram veganos por compaixão aos animais do que por uma outra causa mais lógica, como uma busca por uma dieta mais saudável ou ao meio ambiente. Por causa do meu humanismo, eu não consigo colocar os animais em nível de prioridade acima dos humanos, pois eu reconheço que devemos tratar bem os animais, mas pra mim o ser humano é em primeiro lugar sempre, pois me corta muito mais o coração ver uma criança pedindo esmola, com fome, do que uma vaca na fazenda, mas ao mesmo tempo, defendo uma forma mais ética e indolor de abater o animal do que causar sofrimento desnecessário no mesmo, pois precisamos da vitamina B12 em nosso organismo, e a forma mais natural e econômica de conseguir é consumindo alimentos de origem animal, e se por ventura, quem é vegano, não consegue ou não quer comer carne, pode consumir leite e ovos, como é a dieta ovolactovegetariana, pois se consegue a vitamina B12 e não contribui pra "indústria da matança animal", e se mesmo assim você não quer de jeito nenhum consumir ovos ou leite, aí não tem outro jeito a não ser encarar injeções doloridas de B12 (se você quer economizar) ou consumir capsulas de B12 (só que é caro e nem todo mundo tem R$ 70,00 por mês pra gastar com suplemento).

Conclusão

Veganismo, apesar de ser uma causa nobre contra a exploração animal, é uma luta muito emocional e pouco racional, e eu acho que uma dieta totalmente vegana é utopia de livros de ficção científica, pois só seria possível isso se não existisse a necessidade da vitamina B12 e do ferro heme, e sabemos que a falta desses dois pode levar à morte. Quem sabe um dia poderemos produzir carne através de cultivo de células musculares, preservando a vida do animal e obtendo a carne que precisamos na nossa alimentação, e também, a natureza é selvagem, sempre vai haver presa e predador, e nós humanos somos predadores, pois veja o leão na selva, ele mata a sua presa de maneira brutal e com muito sofrimento pra presa (muitas são devoradas ainda conscientes) e o ser humano, atualmente, é o único predador que apaga a sua presa pra depois mata-la e se alimentar de sua carne, e eu já vi imbecilidades de veganos burros (não que todo vegano é burro, não é isso, e sim a alguns veganos que são burros) dizendo que "temos tecnologia de sobra pra produzir proteína vegetal para alimentar animais carnívoros" depois de verem uma onça caçando uma capivara (e ainda tentaram cancelar a onça). Enfim, concluo com um conselho: Cuide a sua vitamina B12, Ferro, Colesterol, etc, para assim estender seus dias neste querido planetinha chamado Terra.