sexta-feira, 29 de julho de 2022

Fascismo e suas múltiplas faces


         Bom, esse texto vai ser polêmico, pois o fascismo em si é algo muito controverso, mas começo explicando basicamente o que é o núcleo do fascismo e seus pontos principais.

    Fascismo vem de Fascio, que era um instrumento de tortura romano que tinha muitos feixes de madeira em sua construção, a ideia do fascismo é coletivista, mas um coletivismo excludente, diferente do comunismo que é um coletivismo no sentido humanista, mais amplo.

    O Fascismo tem como pontos principais:

  • Nacionalismo exacerbado
  • Desprezo pelos direitos humanos
  • Crença numa forte hierarquia social, religiosa, de classe, racial, etc
  • Crença num grupo social como bode expiatório
  • Crença na violência como força de coerção
  • Crença em teorias pseudocientíficas
  • Culto à personalidade
  • Estado Policial
  • Desumanização de certos grupos humanos (raça, religião, gênero, orientação sexual, etc.)
Se percebe também que o Fascismo não é algo exclusivamente "hétero-branco-cristão-burguês-conservador" pois apesar deste grupo social ter tido o papel de opressor na história do fascismo, este também pode ser alvo de grupos ou regimes igualmente fascistas, pois o fascismo é um Modus Operandi não sendo exclusivo de um grupo ou outro.

Tipos de Fascismo

  • Fascismo Tradicional: Tem como alvo de perseguição grupos comunistas, anarquistas, etc, sendo um regime altamente militarizado, nacionalista, ditatorial, e que tem a nação (ou país) como interesse máximo, e geralmente grupos militares e policiais são privilegiados num sistema desse. Ex.: Itália de Mussolini, Portugal de Salazar, Brasil do Regime Militar, Espanha de Franco, etc.
  • Nazismo: Semelhante ao Fascismo, este tem como peça central a eugenia racial e o antissemitismo, Seus alvos de perseguição são principalmente Judeus, mas também perseguiu Ciganos, Testemunhas de Jeová, Pessoas com Deficiência, Homossexuais, Comunistas, Anarquistas, etc. Os privilegiados deste sistema político ditatorial eram os Alemães étnicos, ou conhecidos como "Arianos" ou "Raça Ariana", e em toda história só existiu um único estado nazista, a Alemanha de Hitler, porém existem hoje ao redor do mundo simpatizantes do nazismo, como o Batalhão de Azov da Ucrânia, além de células neonazistas espalhadas pelo mundo.
  • Ecofascismo: É a crença que a humanidade como um todo é um câncer pro planeta e que esta tem que ser exterminada. Perceba-se o desprezo pelos direitos humanos e a omissão da culpa dos problemas ambientais ao Capitalismo Liberal, felizmente o ecofascismo nunca chegou a formar um Estado, porém tem simpatizantes pelo mundo, e assustadoramente muitas pessoas tem ideias ecofascistas quando se trata de ambientalismo e combater as mudanças climáticas.
  • Ginofascismo: É a crença que mulheres são superiores aos homens (e à mulheres trans também), porém não se deve ser confundido com o feminismo, que este ultimo, prega a igualdade entre os sexos/gêneros. O Estado Ginofascista crê que os homens não são dignos de direitos humanos, e que devem ser eliminados ou explorados, cobrando impostos apenas por serem homens, ou qualquer outra forma de sub-humanização. Felizmente não existe nenhum estado ginofascista, mas alguns seguimentos do feminismo radical tem visão de mundo ginofascista (Ex.: Sara Winter, Valerie Solanas).
  • Homofascismo: É a crença de que Homossexuais são superiores à outras sexualidades, nem todo ativista LGBT é homofascista, que inclusive o próprio movimento rejeita esse tipo de mentalidade, rotulando homofascistas pejorativamente de "GGGG". Muitos homofascistas tem ligação com grupos de extrema-direita, como grupos neonazistas e a Ku Klux Klan, sendo muitos homofascistas racistas e misóginos também. Felizmente homofascistas são minoritários ideologicamente, e como qualquer forma de fascismo, deve ser combatido.
  • Afrofascismo: Um Estado Afrofascista é necessariamente um Estado Policial que persegue outras etnias que não seja a etnia afro. Dentro da história da África houveram genocídios praticados por uma etnia afro dominante contra outras etnias africanas consideradas "inferiores" (Ex.: Genocídio de Ruanda contra a etnia Tutsi). Afrofascistas creem também em teorias pseudocientíficas como a teoria de Yakub, em que criou os Brancos como uma raça inferior de demônios e a raça negra era superior, Exemplo de grupo Afrofascista: Nation of Islam.
  • Cristofascismo: Cristofascistas creem que o Estado deve ser confessional cristão, que o cristianismo e os cristãos são superiores à outros grupos religiosos, é um Estado Ultraconservador, e que pessoas de esquerda, ateus, homossexuais, umbandistas, espíritas, budistas, etc, devem ser presos, perseguidos, convertidos a força, e em ultimo caso, mortos. A diferença do Cristofascismo pro Fascismo tradicional é justamente a religião cristã, e não o estado/nação ocupar o lugar central da ideologia, sendo o Estado apenas uma ferramenta para impor o cristianismo e converter dissidentes. Exemplo de Cristofascismo: Governo Bolsonaro, Projeto de Governo do Edir Macedo, seitas radicais cristãs nos EUA, etc.
Pude aqui citar alguns exemplos de fascismo, lembrando que o fascismo, seja da forma que for, deve ser duramente combatido, porém deve-se separar o elemento identitário do fascismo em si, como por exemplo, combater o ecofascismo sem combater o ambientalismo, ou combater o ginofascismo sem combater o feminismo, combater o afrofascismo sem combater os negros ou a luta por igualdade racial, etc. Com isso encerro dizendo: Povo de pé, Fascismo no chão!!!