segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Relacionamentos e a Pós Modernidade Líquida - A Realidade dos Relacionamentos nos dias atuais

Bom, eu namorei poucas vezes na vida, devido a minha condição de Asperger, seja por dificuldades de interação social, timidez, o próprio preconceito que as pessoas tem com nós neurodivergentes, etc, mas isso não me impede de observar a realidade dos relacionamentos atuais, desde relatos de amigos, amigas, notícias da internet, etc.


Isso é perfeitamente explicado pelo filósofo Zygmund Bauman, em sua obra Amor Líquido, onde diz que por conta do Capitalismo Tardio, tudo tende a virar um produto na vitrine pra ser vendido, incluindo os relacionamentos, pois as pessoas escolhem seus pares românticos e depois que se enjoam da pessoa, trocam por outro parceiro, sem dar a importância que seus pais e avós davam para os papéis sociais da família, que antes eram sólidos, agora são líquidos e passageiros.

Hoje é raro um namoro durar mais que 3 anos, ou um casamento durar mais que 6 anos, pois o divórcio, antes um tabu na sociedade, hoje já não é mais tabu e as pessoas se divorciam por N motivos, desde um relacionamento tóxico, traição, até simplesmente a pessoa enjoar da cara da outra e achar alguém "melhor" que seu parceiro. Eu faço a seguinte analogia: Antigamente, casamento ou namoro era um contrato onde as duas partes eram sócias, como num negócio ou uma empresa, e hoje, seja casamento ou namoro, é como uma roleta russa, onde o casal fica apontando um trinta e oito um pro outro, e quando um deles se enjoar, aperta o gatilho e mata o parceiro, que neste caso, morre internamente se ele amava a pessoa, ou sai ileso se ele não sentia mais nada afetivo.

Eu observando essa dinâmica dos relacionamentos, e eu vejo qual o risco-benefício que eu terei, e na maioria das vezes, eu vejo que não vale a pena, pois no meu caso como homem, está difícil achar uma mulher com uma linha de pensamento parecida com a minha, pois tanto homem quanto mulher, não querem mais compromisso com nada, não pensam em constituir família, não querem ter filhos, etc, são "eternos adolescentes", uma geração que não quer assumir as responsabilidades da vida adulta e quer apenas curtir a vida, "pegar as novinhas", etc, e com tudo isso, com certeza teremos problemas pra frente, como problemas previdenciários, pois com poucos jovens e muitos idosos, o sistema de aposentadorias se torna impraticável, e muitos idosos terão que trabalhar até a morte, e resumindo tudo isso, estamos lascados, ou melhor, da minha geração em diante está lascada, pois quem nasceu dos anos 70 ou 80 pra trás, terá alguma chance de se aposentar, já a minha, é uma incógnita, e tudo isso gerado por esse capitalismo liberal desenfreado, transformando tudo num produto e tirando a humanidade das coisas que são inerentes das relações humanas.

Termino esse texto dizendo, que se possível, mantenham uma família, não se divorciem, não traiam seus parceiros, mas, isso exige a colaboração dos dois lados, caso contrário, vivam suas vidas solteiros, pois a queda da civilização é inevitável, como dizia John Glubb em seu livro O Destino dos Impérios, onde toda civilização nasce, tem fases, se degenera e cai, e a civilização ocidental está por vias de cair, e uma nova civilização nascerá de seus escombros, assim como foi com o Império Romano.