terça-feira, 12 de abril de 2022

Explicando a Renda Básica Universal

 


Muitos já devem ter ouvido falar da Renda Básica Universal, principalmente nesta época de Pandemia, mas você sabe como que funciona? Então bora explicar.

Imagine que a força de trabalho é um complexo mecanismo, e cada trabalhador seja uma peça desse complexo sistema chamado Capitalismo. A renda básica é basicamente um valor em dinheiro para garantir a sobrevivênvia dos trabalhadores humanos depois que forem substituidos por robôs avançados e pela Inteligência Artificial. O que as pessoas tem dificuldade de entender é como que esse sistema seja possível, já que ninguém mais trabalharia e que o governo simplesmente daria dinheiro às pessoas, gerando assim inflação. Calma, não é tão simples assim, lembra do "mecanismo" que eu falei antes? pois é, a única diferença é que as engrenagens orgânicas (trabalhadores) seriam substituidas por engrenagens robóticas, e pra não haver um genocídio por inação(fome), a mais-valia dos robôs será destinada para trabalhadores humanos para sua sobreviênvia, e também pra manter o próprio Mercado funcionando, pois sem demanda, não faz sentido ter oferta, e sem esses dois, o Mercado não existe (e você só recebe salário não porque o chefe é bonzinho, e sim que sem ele a Economia não gira).

Essa mudança não virá da noite pro dia, e sim a medida que a força de trabalho ser automatizada, mais e mais pessoas perderão função na complexa máquina de produção capitalista, e elas necessitarão de um auxílio para sobreviverem, e já adianto, não haverá inflação pois a renda básica universal, num mundo onde só máquinas trabalham, não afetará a delicada balança de oferta e demanda, é como se a pessoa trabalhasse e recebesse seu salário, mas sem trabalhar de fato, e com o tempo livre, ela pode cuidar dos filhos, produzir algum trabalho artístico, compor músicas, etc.

Alguns países do mundo fizeram alguns experimentos de Renda Básica, entre eles o Alasca (EUA), a Finlândia, alguns países africanos, etc, e o resultado foi positivo, sendo o Alasca estar experimentando um Baby Boom justamente por causa dessa seguridade que a Renda Básica proporciona, enquanto o resto do mundo tem menos filhos justamente por conta de perda de direitos trabalhistas e volatilidade da economia. Por mais que tenham pessoas céticas em relação a isso, o futuro é não existir mais emprego, pois as máquinas vão fazer tudo, e a gente viver de renda básica, onde cubra aluguel, água, luz, internet, comida e vestuário, o básico para as pessoas sobreviverem.