quinta-feira, 14 de abril de 2022

Sobre a Vida Após a Morte

 


A Morte, sem sombra de dúvidas, é o fenômeno que mais intriga e assusta a humanidade, e também a Morte é a mãe de todas as religiões do mundo, incluindo o cristianismo e sua promessa da Vida Eterna, passando pelo Islã e seu paraiso no pós vida e indo até no Kardecismo, que tem o pós vida como assunto central. Os cristãos divergem entre si sobre o que acontece com a mente depois da morte, alguns acreditando que a alma não é um corpo de energia, e sim o nosso próprio corpo físico, e que durante a morte, é como um sono profundo, sendo então acordado na Segunda Vinda de Jesus Cristo, onde os justos irão para o Paraíso e os Pecadores irão para o Inferno, já outras vertentes do Cristianismo, em especial o Catolicismo, crê que a alma é um corpo de energia que assim que morre, é julgado e vai para o paraíso, purgatório ou inferno, dependendo de suas ações em vida. Os Kardecistas acreditam de uma maneira semelhante aos católicos, porém não creem em Inferno de fogo pela Eternidade, e sim que o Céu e o Inferno são estados de espírito, sendo o Umbral o "Inferno" espírita e as Colônias Celestiais o "Paraíso", e que este estado não é pela eternidade, fazendo a alma reencarnar num novo corpo e ter novas experiências de vida. Já outras religiões, como Islã, Judaísmo, Hinduísmo, Budismo, ec, não conheço o sufuciente para afirmar, mas eles tem seus próprios sistemas de crenças sobre a vida após a morte.

A Ciência é categórica em afirmar que não existe nenhuma evidência de que a mente sobrevive após a morte do corpo físico, e que após isso, só resta o Nada, e confesso que antigamente essa ideia de não existir mais depois que morrer me assustava, não conseguia conceber tal ideia, mas hoje em dia convivo em paz com essa ideia, me conforta saber que depois que eu morrer, não irei mais sofrer, nem me decepcionar, me entediar, nem nada, porém, como minha mente é inquieta, e como acredito na aleatóriedade e combinações finitas do nosso Universo, eu sou assombrado com a ideia de que a nossa mente, ou estrutura cerebral, por mais complexa que seja, pode se repetir no futuro, e quando isso acontece, você está devolta, mesmo que você seja outra pessoa, com outras memórias, outros traumas, outras experências, mas a tua mente, de uma certa forma, é reciclada pela própria natureza, e isso me assombra, pois começa tudo de novo o castigo da Vida, pois você sofre, você perde, você é manipulado por uma religião e pela classe dominante, etc. Seria muito mais simples você simpesmente sumir e nunca mais existir de novo, nunca mais ter traumas, ter ansiedade, ter depressão, etc. Repito, eu espero que após a morte, não exista nada, e que eu nunca mais volte a existir de novo, mas não tenho certeza, no fundo eu ainda acho que depois que eu morrer, vou renascer em algum novo corpo aleatório em algum país aleatório deste planeta chamado Terra.