domingo, 26 de junho de 2022

Minha Opinião sobre os Três Presidenciáveis


Já contei aqui no blog a minha história de como deixei de ser bolsonarista pra virar esquerdista hoje em dia, e como 2022 é ano de eleição, não posso deixar de lado a minha opinião sobre os três principais presidenciaveis no momento: Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes.

Bolsonaro: Nem preciso dizer muito desse cara, que iludiu milhões de brasileiros com falsas promessas liberais, dizendo que menos direitos trabalhistas = mais empregos, além de coisas muito piores, como negacionismo com a pandemia, debochar da Morte das pessoas com Covid, regalias para militares na reforma da previdência, gasolina cara, tudo caro, além de gafes que faz até a Dilma ser alguém inteligente, como o "viver sem oxigênio", "Golden Shower", etc. Então definitivamente não voto no Bolsonaro nem a pau.

Lula: Reconheço que na época que ele foi presidente (2003 a 2011), o nosso padrão de vida melhorou, viramos a sexta economia do mundo, o dólar era R$ 1,60 (Pena que eu não trabalhava essa época, pq se eu trabalhasse importaria muita coisa da China), gasolina era barata, vivi a época da inclusão digital, tive meu primeiro PC, etc, mas também não devo fechar os olhos pras coisas ruins, como o mensalão, petrolão, usar nosso dinheiro pra financiar outros países, a Crise do Governo Dilma, o desemprego que assolou minha cidade justamente nesta época, etc, sem falar é claro que os banqueiros lucraram muito com os governos petistas, e não nego que o que estamos vivendo é bem pior, mas para evitar o pior eu não devo me contentar com o ruim, e sem falar da aliança com o picolé de chuchu e outros neoliberais de merda, eu quero um governo de esquerda de verdade, não um governo de direita com um verniz de esquerda, então, meu voto no Lula só se for no segundo turno se for com o Bolsonaro, fora isso não tem meu voto.

Ciro Gomes: De todos, é o melhor candidato de todos, pois ele tem um currículo extenso, já foi ministro, governador, prefeito, sempre lutou do lado do trabalhador, carrega consigo o legado do Brizola, escreveu um livro sobre um Projeto de Nação pro Brasil, não é fechado com banqueiro, é um homem inteligente, ficha limpa, exemplar, etc. Claro que eu tenho minhas discordâncias com ele, principalmente em relação ao Dólar e a Aposentadoria, pois o primeiro, não sei se foi fake news ou não, mas ele disse em entrevista que dólar alto era bom pra economia pois protegia a industria nacional, e a gente viu na prática que isso foi na verdade desastroso pro poder de compra pro brasileiro, e eu espero que se ele tinha essa opinião, que ele tenha revisto esse conceito dele, já o segundo foi numa entrevista do Flow, em que ele disse que faria aposentadoria por capitalização, e eu, apesar de ter um entendimento raso sobre esse tipo de aposentadoria, eu não confio muito nela até pelo o que aconteceu no Chile, onde os velhinhos trabalharam uma vida inteira pra no final receber uma mixaria de aposentadoria, sem falar também dos auxílios doença, reclusão, maternidade, etc. O modelo que eu defendo é o trabalhador ajudar com 8% e a empresa ajudar com mais 8%, assim cada trabalhador ajuda com 16% do salário na prática (não sei se já é assim) e todo dinheiro arrecadado, ser gasto exclusivamente com a Previdência, e se faltar dinheiro, tirar de outras fontes, como taxação de grandes fortunas, por exemplo, e pelo meu entender (espero que o Ciro pense que nem eu) a Previdência não é pra ser especulada, é o dinheiro do Povo para garantir o sustento dos aposentados e das pessoas incapacitadas, e concordo que deve haver uma reforma na previdência, mas uma reforma que beneficie o Povo, e não viúva de militar, a nata do funcionalismo público, etc, e futuramente, que venha a Renda Básica Universal para substituir INSS, Renda Brasil, Bolsa Família, etc, unificando tudo num programa só, para o bem e o futuro do Povo Brasileiro. O Ciro é o único que merece meu voto, e votarei nele pra primeiro turno, e espero que ele vá pro segundo turno, votando nele de novo e que ele se torne o próximo presidente do Brasil, e como cidadão brasileiro, vou cobrar tudo aquilo que ele prometeu, como deve ser, e se ele me decepcionar, nas próximas eleições voto em outro candidato.

É isso, dei minha opinião sobre os três presidenciáveis, Outubro já está aí, votem com conciência, e não tratem política como se trata futebol, vamos garantir juntos um futuro bom para o Brasil.