sábado, 16 de julho de 2022

Trocando ideia sobre psicopatia

 


Já adianto que não sou psicólogo, mas não é porque não tenho estudo na área que eu não posso compartilhar o que eu sei e aprendi lendo artigos no wikipédia, vivência pessoal, etc.

O psicopata, ao contrário do que diz o senso comum, não é basicamente uma máquina de matar, existem tipos de psicopatia, que vou citar a seguir:

Tipo 1 (Psicopata Narcisista): É aquele tipo que tem complexo de superioridade (na verdade todos tem) e que gosta de diminuir os outros, esse tipo de psicopata pode ser encontrado em empresas, como aquele chefe abusivo, ou o colega que está a anos na empresa e que acredita que é o destino dele herdar o comando da mesma, ou um pai abusivo e que não aceita qualquer "inferior" ameaçar o poder dele lá dentro, ou também, este tipo de psicopata pode ter preconceitos arraigados, como racismo, homofobia, intolerância religiosa, machismo, etc, e que é um prazer pra ele torturar aquela pessoa psicologicamente e expor ela ao rídiculo. Psicopatas Tipo 1 podem também criar contas falsas para "trollar" desafetos, seja por divergência ideológica, algum preconceito bobo (Ex: não gostar de Emos), ou algum(a) ex-companheiro(a). (Ex: Júlio da Novela Éramos Seis, como pai abusivo e que não consegue demonstrar amor para os filhos).


Tipo 2 (Psicopata Depressivo/Agressivo): É aquele tipo que por passar por situações de desiquilíbrio familiar, bullying, etc, acaba ficando com ódio do mundo e das pessoas, porém não chega ao ponto de ser assassino por não ter coragem de lidar com as consequências. Como toda psicopatia se manifesta ainda na infância, neste caso é muito comum casos de abuso e tortura contra animais, seja cães, gatos, hamsters, etc, pois esse tipo de psicopata sente prazer na dor animal (E não necessáriamente raiva por o animal em questão ter mijado no videogame ou ter mordido e trincado o monitor e que o tutor ficou com raiva e bateu no animal). E este psicopata pode evoluir para o Tipo 3 (Psicopata Assassino), seja num tiroteio escolar ou ataque terrorista, e só pra complementar, este tipo de psicopata pode ter tendências pedófilas e/ou estupradoras. (Ex: Os Atiradores de Suzano, Elliot Roger, Wellington Menezes de Oliveira).


Tipo 3 (Psicopata Assassino): É o tipo mais famoso de psicopata, onde ele é literalmente uma máquina de matar, torturar e causar sofrimento, e ele tem um diferencial, não sente medo de nada, absolutamente nada, e nem se passar sob sessões extremas de tortura e castigo extremamente cruéis, ele se arrepende ou muda. Esse tipo de psicopata obrigatóriamente passou por traumas e violência na infância, aprendeu o prazer na tortura e na matança desde cedo, e ao contrário do tipo 2, esse em questão tortura e mata animais na infância, sendo o tipo 2 apenas torturando o animal, mas o deixando vivo, e assim que atinge a idade adulta, passa a ter prazer em torturar e matar pessoas, seja elas crianças, adultas ou idosas. Outro fator importante, esse tipo de psicopata não costuma fazer ameaças de morte ou chantagem como o tipo 1 e 2, eles gostam de pegar suas vítimas de surpresa, para assim elas não terem como se defender, Esse tipo é o mais perigoso e não tem conserto, sendo apenas a pena capital (pena de morte) como solução para esse tipo de psicopata. (Ex: Bandido da Luz Vermelha, Bandido Lázaro, Pedrinho Matador, Luíz Baú).


Bom, pude compartilhar o que eu sei sobre psicopatia, lembrando que isto não é um artigo científico (e nem tem a intenção de ser), apenas compartilhei o que eu sabia sobre, e o mais importante, não é porque você numa altura da vida fez bullying com alguém ou bateu num animal que você é psicopata, pois o traço mais importante é o remorço, o arrependimento, etc, pois se você sente isso, você não é psicopata, pois o mesmo não tem a capacidade de entender e de se colocar no lugar dos outros, sentir a dor dos outros, e se você sente tudo isso, você não é psicopata.


Mais tipos aqui