domingo, 17 de julho de 2022

Xbox Series Y - O que eu espero

Bom, recentemente vi um vídeo no canal do Victor Iemini sobre o Xbox Series Y, um possível portátil da Microsoft pra concorrer com o Nintendo Switch, e pelo que entendi do vídeo, o foco desse portátil seria o streaming de games, como acontece no Xcloud, e eu como assinante de Gamepass Ultimate, posso falar que essa ideia está incompleta e pode fracassar fortemente.

Eu queria que o Xbox Series Y fosse um console que tivesse a opção de streaming, mas que também possa rodar jogos nativamente em seu hardware, que poderia ter facilmente entre 1 e 2 Tflops (mesma potência de um Xbox One S) e que os jogos nativos seriam jogos portados de Xbox 360 e de Xbox One, e que os que ainda estão em fase de compilação para porte poderia ser jogado via streaming enquanto o jogo não sai, e seu armazenamento poderia ser 256 GB ou 512 GB via ssd nvme, ou por se tratar de jogos antigos, poderia ser até eMMC que sairia mais barato e teria uma velocidade de escrita e leitura mais veloz que um HD (que é usado no Xbox One por exemplo) mas menos veloz que um ssd nvme. E o processador, poderia ser um Nvidia Tegra mais recente ou um Snapdragon 865 por exemplo, pois ambas tem arquitetura ARM, e são mais baratos em comparação a um chip de mesma potência x86-64, e se for como eu estou falando, eu compraria um com toda certeza, mas se for só um tablet fuleiro com botões de controle pra streamar jogos, eu prefiro comprar um Switch do que depender de streaming, pois por mais perfeito que esteja a stream do Xcloud, pra ficar bom mesmo precisa de Internet constante, além de uma conexão de mais de 35 mega, e eu gostaria de ter um console portátil da Microsoft pra jogar mais jogos de 360 e One off-line, e jogos de nova geração via streaming, igual acontece no Xbox One atualmente.
Sobre preço, eu estaria disposto a gastar uns 200~250 dólares num console desse, se ele for como descrevi, caso contrário, se for somente pra streaming, nem vale a pena, prefiro usar meu tablet e meu controle telescópico da ipega pra jogar via stream, e eu acho que esse console seria um tijolo portátil se não tem Internet, mas enfim, espero que a Microsoft não seja burra e lance o console com opção off-line também.

Edit: Me lembrei de mais alguns detalhes enquanto trocava ideia no grupo do Mano Jobs, e está certo, a Xcloud é incrível, mas vamos supor que passe os anos e a Microsoft faça que nem a Sony fez com o PS Vita, simplesmente abandone o console, no caso da Sony, você pode baixar os jogos e jogar ainda,  já no caso da Microsoft, como é via streaming, já era, encerrou o suporte, vira um tijolo, pois você não poderá jogar games offline, por isso que eu digo que se a Microsoft pensar bem, lança esse console com um suporte offline, nem que seja pra jogar jogo de 360 e de Xbox One, pois senão vai ser um tiro no pé e ela vai passar por mais fiascos como passou no Windows 8, Millenium Edition, etc.