quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Mais uma Crise Existencial (Sentido da Vida)

 


Eu estava preparando meu jantar quando me bateu a mais velha e manjada pergunta "Qual o Sentido da Vida", e eu inclusive já escrevi aqui no blog sobre isso e sobre a minha teoria de reencarnação genética, mas vamos pra mais esse desabafo.

Qual a Razão de nós existirmos?

Bom, eu já passei por várias religiões, desde o cristianismo e suas vertentes, até religiões esotéricas como a Gnose e o Espiritismo, e todas elas me serviram apenas como conforto momentâneo, no caso do cristianismo, e como brisa no caso das religiões gnósticas, mas hoje, como ateu, naturalista científico, eu vejo a vida apenas como um acidente do Universo, não existindo uma razão em si de nós existirmos, mas podemos dar a razão que quisermos à nossa existência, por exemplo, se você acredita que o sentido da vida é ter prazer, que assim seja, se você acredita que o sentido da vida é a caridade, que assim seja, se você acredita que o sentido da vida é a evolução espiritual, que assim seja, etc, etc e etc. Porém existe uma coisa que me assombra, e é a possibilidade de depois da morte você renascer e ter que aprender, conquistar, perder, sofrer, tudo de novo, infinitamente, ou pelo menos enquanto existir vida no planeta Terra, e sabe, seria muito mais fácil se tudo terminasse na morte, pois eu detestaria ter que renascer e sofrer tudo de novo, ter que conquistar as coisas tudo de novo, e eu como tenho depressão, isso é tão desanimador que faz eu até desistir de tentar suicídio, pois afinal, eu poderia renascer num país mais pobre que o Brasil e ter uma vida muito mais difícil, e isso é desanimador, então vou aguentando até onde dá a vida, pois como diz na mitologia Hindu, eu rasguei o véu de Maya, a deusa das ilusões, e pude ver além do que a maioria das pessoas conseguem enxergar, como por exemplo, ver que eu sou apenas uma pecinha minúscula no complexo maquinário do sistema capitalista, onde se eu quebrar, tem outro pra me substituir, e sem falar que a minha vida, minha razão de existir, serve apenas pra deixar o patrão mais rico, sem ao menos uma parte do meu trabalho ser direcionado pra algo maior, um legado, que serviria para o bem estar das futuras gerações, nada, o meu trabalho serve apenas pra bancar viagem pro Caribe para o patrão ou então pra ele ostentar carrão luxuoso, e isso eu estou usando apenas o meu exemplo, pois quem é religioso, é duplamente explorado, uma pelo patrão, e outra pela igreja, e a vida se resume em quanto você é sugado, parasitado, servindo de galinha dos ovos de ouro pra gente que não está nem aí pra você, e eu penso, poderia ser diferente.

Como gostaria que a vida fosse

Eu queria que a vida, se ela é única ou infinita, que fosse realmente prazerosa, onde viveríamos para trabalhar, ter lazer, etc, e não trabalhar para viver precariamente. Onde a religião, serviria realmente para iluminar o ser humano, e não esse culto à personalidade que é o cristianismo idolatrando um cara que nem se sabe se existiu. Que a vida fosse tranquila, onde não existisse violência, terror, crimes, opressão, etc, e que nós realmente tivéssemos a verdadeira liberdade de ir e vir, e não essa pseudo-liberdade onde uma pequena elite tem o poder de ir e vir e a maioria da população não tem a liberdade nem de morar ou frequentar os lugares que quiserem por causa de um fator limitante chamado Dinheiro. Enfim, poderia ficar a noite toda escrevendo, mas em resumo é isso.