Quem que nunca se deparou na Internet, seja no YouTube, no Facebook, no Reddit, etc, com pessoas afirmando que a Terra é na verdade plana, e não esférica? Enfim, me lembro quando tudo isso começou, quando eu tinha minha conta antiga no Facebook, e tudo começou como uma zoeira, por parte de baiters e trolls, mas isso ficou fora de controle e muitas pessoas passaram a acreditar de verdade nessa teoria, criando canais no YouTube, Patreon, organizando eventos (inlusive em lojas maçonicas), e surgiu até um documentário na Netflix sobre o tema, claro, zoando os TP's discretamente.
Eu pude traçar um perfil sociológico desses adeptos do terraplanismo, e geralmente são homens, brancos, de classe média/alta, nascidos dos anos 80 pra trás, e de perfil político cristão evangélico conservador. E falando em cristão evangélico conservador, essa é a verdadeira raiz do terraplanismo, pois quem lê a bíblia sem hermenêutica e exegese, interpreta claramente que a Bíblia diz que a Terra é Plana, e se a Bíblia diz, pra eles é verdade, pois a Bíblia não pode estar errada segundo eles. É um negócio complexo de explicar, pois a maioria das pessoas, desde a infância, são doutrinadas a acreditar em Deus e na Bíblia, e o Cristão Evangélico se agarra com tanta força na Teoria da Terra Plana, pois logicamente, é impossível existir uma Terra Plana sem um Deus Criador, pois as próprias Leis da Física impedem uma formaçao planetária plana, pois o formato de maior conservação de energia é o formato esférico, e se a Terra fosse plana, seria uma prova irrefutável da Existência de Deus. Percebam que o maior e mais valioso dogma do terraplanista não é o formato da Terra, e sim Deus e a Bíblia, pois a ciência mainstream tende a ser, segundo esse pessoal, de "esquerda" e atéia, e isso explica o negacionismo científico, pois eles negam uma ciência que diz que Deus não existe e que o Cristianismo é uma farsa judaico-romana.
E pra completar, a Teoria da Terra Plana é o que dá sentido na vida do Terraplanista pois valida a Bíblia e a ideia de um Deus Todo Poderoso, e o problema em sí não é acreditar num Deus, apesar de eu achar que não existe nenhum, e sim as bolhas ideológicas que essas teorias criam, como por exemplo, o Movimento Anti-Vacina, que surgiu de um médico charlatão a fim de ganhar dinheiro por via judicial, lesando a Industria Farmaceutica, e essa teoria virou uma bola de neve e hoje ela é forte no meio cristão evangélico por causa de outra teoria também, a do Chip da Besta, que é um erro de interpretação de uma passagem bíblica em Apocalipse em que fala de um sinal na mão e na testa, sem deixar claro que se é um chip, uma marca, uma tatuagem, um gesto (saudação romana) etc. E essas teorias são perigosas, pois mexem com a saúde pública, pois quantas vidas poderiam ser salvas se essas teorias de merda não existissem? muita gente pagou com a vida por conta das lorotas que acreditavam, como o Mario Schwartzmann, o Olavo de Carvalho, o Levy Fidelix, entre outros. Eu não acho que a vacina deva ser obrigatória, pois creio na liberdade individual, e se a pessoa não quer se vacinar, só lamento, vai receber a visita da Dona Morte muito em breve.
A Teoria da Terra Plana é difícil de lidar, pois mexe com a crença espiritual da pessoa, e a fé delas em Deus é tão frágil que se você convencer ela que a Terra é Esférica, ela entra em crise existencial e deixa de acreditar em Deus, pois a fé dela NECESSITA da crença do planeta ser plano, e tem que ser tudo como está na Bíblia, uma Terra jovem, plana, com todos os mitos da bíblia sendo fatos históricos, do homem vir de uma escultura de barro, da mulher vir da costela do homem, etc, etc e etc. Outra coisa também, são as profecias apocalípticas, que por mais desgraçadas que sejam, tem que acontecer pois no fundo, o cristão evangélico conspiracionista e fundamentalista odeia a sociedade moderna, odeia os avanços sociais, ele quer o mundo como era a 5 mil anos atrás, com escravidão, com machismo, com homofobia forte, etc, e como o mundo está caminhando pra uma sociedade mais inclusiva, ele quer que o mundo acabe e que venha Jesus e lance no fogo do Inferno os ateus, os pagãos, os LGBTs, as mulheres que não são submissas, os alcoolatras, os feiticeiros, etc.
Concluindo, a Teoria da Terra Plana, e outros tipos de teorias conspiratórias, é o amuleto onde o pessoal mais obscurantista, preconceituoso, fundamentalista, se agarra pra validar suas visões de mundo, e claro, sem falar da recente polêmica dos "Naziplanistas", que é o pessoal terraplanista fortemente antissemita, racialista, eugenista e nazista, provando que por mais que eu conheça de Terra Plana, eles sempre me surpreendem com coisas mais absurdas como essa.